Financiamento no mercado imobiliário: por que a dívida atual não preocupa

Financiamento no mercado imobiliário

Por que a dívida de financiamento no mercado imobiliário atual não é motivo de preocupação? Hoje, os proprietários de imóveis estão em uma posição financeira mais sólida do que nunca, devido ao alto nível de equidade acumulada. Diferentemente da crise de 2008, quando muitos deviam mais do que suas casas valiam, atualmente a equidade supera amplamente a dívida hipotecária. Para entender melhor, entre em contato comigo.

Mesmo com a dívida hipotecária atingindo níveis recordes, isso não é um sinal de colapso. Como afirma Bill McBride, analista imobiliário do Calculated Risk:

“Com os recentes aumentos nos preços das casas, algumas pessoas estão preocupadas com uma nova bolha imobiliária – mas a dívida hipotecária não é um problema…”

Aqui estão os principais fatores que mostram por que a dívida hipotecária atual não representa risco de crise.

1. Propriedades com alta equidade oferecem maior segurança

De acordo com o Federal Reserve de St. Louis, o valor total de equidade dos proprietários é quase três vezes maior do que a dívida hipotecária total.

Essa equidade acumulada reduz o risco de execuções hipotecárias, pois oferece mais opções para os proprietários. Caso enfrentem dificuldades financeiras, muitos podem vender suas casas e ainda sair com lucro, mesmo que os preços caiam ligeiramente.

2. Taxas de inadimplência estão em mínimos históricos

Os atrasos nos pagamentos de hipotecas (mais de 90 dias) permanecem próximos de mínimos históricos, segundo o Federal Reserve de Nova York.

Isso se deve aos programas de suporte que ajudam proprietários em dificuldades temporárias. Como explica Marina Walsh, da Mortgage Bankers Association:

“Os credores estão ajudando proprietários em risco a evitar execuções hipotecárias por meio de opções de reestruturação de empréstimos.”

3. Baixo desemprego mantém o mercado estável

A baixa taxa de desemprego atual é outro fator que diferencia o mercado de hoje da crise de 2008. Com mais pessoas empregadas e com renda estável, os proprietários têm maior capacidade de pagar suas hipotecas.

Como aponta Archana Pradhan, economista principal da CoreLogic:

“Os baixos números de desemprego ajudaram a reduzir a taxa geral de inadimplência…”

Conclusão

Apesar dos altos níveis de dívida hipotecária, o mercado imobiliário está longe de um colapso. Os proprietários possuem alta equidade, baixas taxas de inadimplência e melhores condições de emprego, fatores que garantem estabilidade ao mercado.

Se você tiver dúvidas sobre o financiamento no mercado imobiliário ou sobre sua situação financeira, fale comigo hoje mesmo para obter orientações específicas.

Compare listings

Compare